PM detém sete e suspeita de tráfico internacional em Itaquaquecetuba

Sete pessoas, entre elas cinco estrangeiros, foram detidas na manhã da última sexta-feira (14), na cidade Itaquaquecetuba, suspeitas de integrar uma quadrilha de tráfico internacional de drogas, conforme as informações iniciais da Polícia Militar. Na casa a PM encontrou substâncias semelhantes a cocaína, armas e cédulas de vários países, entre elas dólar e euro, bem como cartões de crédito e documentos de identidade internacionais. Foram detidos dois quenianos, um armênio, um nigeriano, uma mulher equatoriana e dois brasileiros.

De acordo com o tenente da PM Marcelo da Cunha Lico, os suspeitos foram descobertos após uma denúncia de extorsão. Por volta das 10h, um dos suspeitos, um homem de origem nigeriana, de 50 anos, procurou a PM. “Ele disse que estava sendo extorquido. O rapaz mora no Brasil já há um ano”, detalhou o tenente.

Segundo a polícia, o africano foi sequestrado durante a madrugada desta quinta-feira (13). Dois homens teriam invadido a sua casa se passando por policiais civis. “Esses homens recolheram várias coisas do imóvel na cidade Itaquaquecetuba, sequestraram o nigeriano e o levaram para uma casa, na Rua Bebedouro, no Jardim Monte Belo”, detalhou o oficial.

No cativeiro, a PM explicou que estavam com o nigeriano, uma equatoriana, os dois brasileiros que o sequestram em sua casa e outros três homens: dois quenianos e um armênio. “Nós descobrimos que o nigeriano estava devendo uma quantia em dinheiro para a mulher equatoriana. Foi por causa disso que ela teria contratado os dois brasileiros para invadirem a casa dele”, disse o tenente.



Ainda segundo o tenente Marcelo, na manhã desta sexta-feira, o homem foi solto do cativeiro. A intenção da equatoriana era de que ele conseguisse mais dinheiro. “Foi nessa hora que ele foi até a Polícia Militar fazer a denúncia de extorsão. Nós fomos até a casa e prendemos os suspeitos”, contou o policial.

O tenente informou que os brasileiros, que se passaram por policiais civis, tentaram escapar, mas foram detidos. Cada um deles carregava uma arma: uma pistola 380 e um revólver calibre 38: “Um deles era procurado por roubo e o outro tinha passagem por tentativa de homicídio e tráfico de drogas”, contou o PM.

Cativeiro
Dentro da casa, a PM localizou cédulas de vários países, cartões de crédito, duas armas e uma substância que, segundo a PM pode ser cocaína. Parte do suposto entorpecente estava distribuído em cápsulas, semelhante àquelas que são ingeridas por ‘mulas’ do tráfico internacional. “Um dos quenianos e o armenio chegaram ao Brasil na quarta-feira. Por isso, eles foram levados até o hospital para fazer exame de raio-x, já que havia suspeita de que eles mantivessem essas cápsulas de drogas no estômago”. O exame, de acordo com a PM, deu negativo.

A localização da residência onde os suspeitos foram encontrados pode ter sido escolhida de propósito, segundo a polícia. O local é de fácil acesso à Rodovia Ayrton Senna e ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. “Ela (equatoriana) nos disse que contratou duas mulas (queniano e armênio) para levar drogas no estômago para a Europa”, disse o policial militar.

A PM informou ainda que a equatoriana já foi presa por tráfico de drogas no ano passado em uma rodoviária em São Paulo. “Ela foi presa com droga no estômago”, disse o PM. No fim da tarde, os suspeitos ainda prestavam depoimento na Delegacia Central de Itaquaquecetuba.

Fonte: G1





Deixe seu comentário