Programa Sementinha tem início nas escolas municipais de Itaquaquecetuba

As Secretarias de Educação e Segurança Urbana, através da Guarda Civil Municipal (GCM), firmaram parceria para desenvolver o Programa Sementinha do Grupo Unido de Apoio na Ação de Resistência às Drogas, Guard, em junho de 2011. Primeiro foi um projeto piloto realizado na E.M. Prof. Michel Alves de Souza, agora o programa contemplará oito escolas no primeiro semestre. Esse trabalho é coordenado pelos guardas: Ramiro Garcia, Rodrigo Perri da Silva, Rogério dos Santos Neves e Jussara Ramos.

Participam do Programa 1225 alunos. O Sementinha começou neste primeiro semestre de 2012, nas seguintes escolas: E.M. Prof. Paulo Nunes, E.M. Floro da Silva, E.M. Orlando Bento da Silva, E.M. Santino Hayashi Amano, E.M. Profª Olívia Ap. da Silva Costa Guglielmo, E.M. Vice-Pref.Juraci Marchioni; E.M. Parque Piratininga, E.M. Dr. José de Freitas Mendonça. Os guardas se dividem em duas equipes e dão 35 aulas por semana. A meta é atender todas as unidades.

O objetivo do trabalho é orientar as crianças, adolescentes e adultos. Mostrar os prejuízos que as drogas causam e ensinar as habilidades necessárias para os alunos se manterem longe desse mal. Durante as aulas há atividades de motivação e também dicas sobre como evitar o assédio de usuários e traficantes de drogas. O Guarda sempre faz reuniões com os pais dos alunos e fala sobre a importância do programa. “É importante conscientizar os pais sobre o perigo das drogas e explicar detalhadamente o Programa”, disse Perri.



No final do curso as crianças receberão um certificado de participação. Segundo o GCM Garcia o Programa vem se desenvolvendo no município, as crianças multiplicam as orientações faladas no curso, eles conversam com amigos, irmãos, tios, entre outros, que elogiam o trabalho, principalmente por essa troca de experiências.

Além de contribuir para a construção de uma sociedade mais segura os GCMs da cidade de Itaquaquecetuba se esforçam para atender a população, com Programas como esse de prevenção as drogas, e criam novos projetos em prol do desenvolvimento social. “O Programa realiza um excelente trabalho nas unidades escolares. Além de orientar, os guardas também dão atividades para que os alunos compreendam melhor as aulas. Temos a responsabilidade de cuidar das crianças, para que elas sejam adultos conscientes, capazes de elevar o nosso município e o país”, concluiu a Secretária de Educação, professora Vera Garcia.

Fonte: Prefeitura de Itaquaquecetuba





Deixe seu comentário