Defesa Civil de Itaquaquecetuba participa de treinamento para salvamento aquático

Há poucos dias, cerca de 20 agentes da Defesa Civil municipal de guia Itaquaquecetuba participaram de um treinamento em conjunto com homens do Corpo de Bombeiros da cidade O exercício deu-se no lago do Parque Ecológico Municipal e foi coordenado pelo 1º Sargento, Cornazzani.

Para o coordenador da Defesa Civil municipal, Antônio Carlos P. Orlando a iniciativa é positiva na medida em que melhor prepara o agente para salvamentos aquáticos em situações de emergência, tais como: afogamentos, enchentes, entre outros.

A Defesa Civil Municipal:

Para quem ainda não sabe é de responsabilidade da Defesa Civil evitar ou minimizar os transtornos decorrentes de acidentes, preservar o bem estar da população e restabelecer a normalidade social.

Por meio de ações ditas preventivas, o órgão também tem por objetivo reduzir os transtornos causados à população em conseqüência de possíveis desastres que possam vir a ocorrer na cidade. Para tanto, os profissionais que atuam na Defesa Civil Municipal são especialmente treinados.

O órgão também possui autonomia para interditar locais que ofereçam risco à vida dos cidadãos.
Periodicamente, os profissionais do setor freqüentam cursos e participam de palestras que orientam sobre como agir em situações de emergência.



O quadro de funcionários do órgão em Itaquaquecetuba é composto de cerca de 21 profissionais divididos entre tarefas administrativas e serviço de campo.

A Defesa Civil Municipal realiza serviços de Apoio prestados junto ao Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Departamento de Trânsito, Departamento de Zoonoses, Conselho Tutelar, Vigilância Patrimonial, Secretaria do Meio

Ambiente, Fiscalização e Ambulâncias

Por sua vez, Armando da Farmácia lembra que os servidores do referido órgão trabalham em regime de disponibilidade integral. Todos têm o comprometimento de atender aos chamados, independente do dia e hora das ocorrências. Armando da Farmácia sabe da importância do órgão e apóia todas as ações por ele desempenhadas: “Sozinhos não fazemos nada. É preciso trabalhar em parceria e esse é o papel da Defesa Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros: trabalhar em prol do bem estar comum”.

Em situações de emergência, a população dispõe do número de telefone: 199.

Fonte: Prefeitura de Itaquaquecetuba





Deixe seu comentário