I Ação de Emprego em Itaquaquecetuba atrai cerca de 5 mil pessoas

A Prefeitura da cidade de Itaquaquecetuba, por meio da secretaria municipal de Indústria e Comércio e parceiros mobilizou-se para a realização da “I Ação de Emprego em Itaquaquecetuba”. O evento aconteceu no último final de semana, dia 29 de outubro, na E. M. Homero Fernando Milano e teve por objetivo buscar iniciativas para minimizar o desemprego na cidade por meio da (re)colocação profissional no mercado de trabalho.

Estatísticas comprovam que, além da falta de qualificação, boa parte dos desempregados não consegue colocação por conta do desconhecimento das exigências das empresas ao contratar um funcionário. Sendo assim, durante todo o dia foi oferecido grande número de vagas (cerca de 3 mil) para as mais variadas funções.

Segundo o secretário da Indústria e Comércio, Décio de Almeida Diniz: “…a Primeira Ação de Emprego em Itaquaquecetuba representou uma oportunidade a mais para que os munícipes sejam recolocadas no mercado de trabalho…”.

Cerca de 5 mil candidatos apresentaram-se e, para o atendimento adequado da demanda, um sistema de operação em níveis foi devidamente implantado e se deu da seguinte maneira: triagem, análise de currículo, palestra, simulação de teste, treinamento (língua portuguesa e matemática) e encaminhamento para uma das agências parceira, também presentes no evento.



De acordo com o diretor de Indústria e Comércio, Mário Toyama, além das parcerias com agências de emprego da cidade, escolas técnicas e demais instituições de ensino sortearam bolsas de estudo e outros brindes ao público presente. A “Ação” também foi marcada pela realização de palestras sobre temas: como elaborar um currículo, como se portar em uma entrevista, testes etc.

Além das vagas disponibilizadas pelas agências e pelo Programa de Atendimento ao Trabalhador – Pat, também permaneceram ativos os setores de Carteira Profissional e Jovem Aprendiz.

A geração de emprego e renda, associada a uma educação de qualidade aos munícipes sempre foi uma das preocupações de Armando da Farmácia: “Nossa política está voltada para a atração de novas indústrias e comércios a fim de gerar investimentos no município, por isso incentivamos as parcerias com entidades educacionais e profissionalizantes e com empreendimentos e ações que possam ofertar mais oportunidades aos munícipes…”, afirma o prefeito em determinada ocasião.

Vale lembrar que a “I Ação do Emprego em Itaquaquecetuba” foi prestigiada pelo secretário municipal de Habitação, Rogério Tarento (representando o prefeito Armando Tavares Filho, o Armando da Farmácia), por demais secretários, vereadores, representantes de entidades, associações e pela deputada estadual e primeira-dama, Heroilma Soares Tavares.

Diante da grande repercussão do evento e demanda de público, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Décio de Almeida Diniz estuda a possibilidade de realizar novas ações do gênero nos próximos meses.

Fonte: Prefeitura de Itaquaquecetuba





Deixe seu comentário