O “Ponto de Cultura na Praça” é um projeto municipal, desenvolvido pela secretaria municipal de Cultura e Turismo da cidade de Itaquaquecetuba, que vem aprimorando a cada dia no quesito talento. Pois há cerca de 5 anos os talentos de nosso município e região são apresentados todas as quartas-feiras, na Praça João Álvares, das 12:00 horas às 13:00 horas.
O projeto é articulado para desenvolver as produções artísticas, promoções de intercâmbio de linguagens e expressões simbólicas valorizando a cultura popular na cidade. Lembrando que esta semana, por exemplo, foi A vez do grupo de “Capoeira” mostrar o seu talento e dedicação aos munícipes que prestigiaram o evento, sob o comando da apresentadora Maria Ana Rosa (a Nena Mar).
A capoeira representa a cultura popular brasileira que mistura esporte, luta, expressão cultura, música e brincadeira. Inspirada por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes, é caracterizada por movimentos ágeis e complicados, feitos com freqüência junto ao chão ou de cabeça para baixo, tendo por vezes um forte componente ginástico-acrobático. O seu diferencial de outras lutas é a musica.
Segundo o secretário de Cultural e Turismo Jandir Jorge Souto, a oficina de capoeira oferecida pelo executivo municipal tem uma característica muito especial, pois há uma variação de idades, entre 5 a 55 anos e este diferencial faz com que seja possível interagir com todas as faixas etárias.
Os interessados em participarem do grupo de capoeira devem entrar em contato pelo telefone 4754-2111.
Fonte: Secom Itaquaquecetuba

Sou morador do bairro de Jundiapeba e mestre de capoeira na cidade de Mogi das Cruzes. Desenvolvo um trabalho a mais de doze anos e vejo que a cidade não dá o devido apoio aos divulgadores da arte genuinamente brasileira, denominada capoeira. E a cidade de Mogi das Cruzes apoia e por este motivo eu gostaria de ter informações de como eu poderia me cadastrar para desenvolver atividades de capoeira juntamente coma secretaria de cultura, pois pois jé participei de atividades na cidade e tenho conhecimentos de que em Itaquaquecetuba a capoeira realmente tem o valor que merece!
Olá Silvino, boa tarde.
Acreditamos que essas informações seriam melhores respondidas pela Prefeitura de Itaquá. Entre em contato com eles.
Boa sorte e tenha uma ótima semana