Museu Municipal de Itaquaquecetuba realiza exposição do artista plástico Lúcio Bittencourt

Sob a coordenação da secretaria de Cultura e Turismo, o Museu Municipal de Itaquaquecetuba inicia suas atividades em 2012 em grande estilo. O espaço recebe a exposição “Reci-Criando”, do renomado artista plástico, Lúcio Bittencourt.

Há poucos dias, Bittencourt esteve presente ao Museu Municipal para a abertura oficial do evento, sendo recepcionado pelo secretário de Cultura e Turismo, Jandir Jorge Souto e demais autoridades municipais.

Cerca de 30 trabalhos com temas diversos (Máscaras, Cavalos, Rosas, Caravela, Ciclista, Siri, Foral, Guerreiro, entre outros) permanecem expostos até o dia 20 de fevereiro. A matéria prima utilizada para a confecção de todas as obras é a sucata de metal.

Como é do conhecimento dos apreciadores das obras de Lúcio Bitencourt, as peças escolhidas para esta mostra impressionam pela variedade de temas apresentados, capricho e riqueza de detalhes.

“Há alguns anos, fui o criador de troféus oferecidos aos vencedores de concursos de fotografia promovidos pela prefeitura desta cidade e estou feliz de retornar ao município agora para expor algumas de minhas obras…”, acrescenta o artista.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo: “… é sempre um prazer receber o Lúcio Bittencourt e suas lindas obras… O Museu Municipal estará sempre de portas abertas…”, afirma Jandir Souto.



Vale lembrar que o Museu Municipal de Itaquaquecetuba localiza-se à Praça Padre João Álvares, 49, centro. Seguindo os expedientes dos museus em todo o território nacional, o horário para visitação é de terça a sexta-feira, das 08:00 horas as 17:00 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 10:00 horas as 17:00 horas. O telefone para mais informações é: 4642-5076.

O artista e sua obra:

Lúcio Bittencourt explora a sucata de metal criando novas formas e provando a cada peça que o talento e a imaginação geram resultados estéticos vigorosos e harmoniosos.

Suas esculturas, reconhecidas pelo apuramento técnico, caminham com o raro refinamento plástico.

Nascido em 1953, na cidade de Mogi das Cruzes (SP), iniciou sua carreira artística em 1979 e a partir daí já produziu mais de 12 mil peças entre elas, 200 monumentos que chegam a 30 metros de altura e que estão instalados em praças públicas, em diversas cidades.

Possui cerca de 200 prêmios, sendo o primeiro conquistado durante o Salão Oficial de Tubaté, em 1979.

Já participou de cerca de 2 mil exposições (coletivas e/ou individuais nacionais e internacionais) e tem suas obras espalhadas por diversos lugares no Brasil e no exterior, como: Lisboa, Lyon, Porto Rico, entre outros.

Recentemente passou a integrar a coleção “Contando a Arte” escrita pelo renomado crítico de arte Oscar D´Ambrósio.

Fonte: Secom Itaquaquecetuba





1 resposta

  1. Rosangela Sousa 21 de janeiro de 2012

Deixe seu comentário