Prefeitura de Itaquaquecetuba realiza primeira audiência pública relacionada ao Plano Municipal de Saneamento Básico

A prefeitura de Itaquaquecetuba (por meio das secretarias municipais de Planejamento e Meio Ambiente e demais colaboradores) mobiliza-se para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento.

O objetivo é preparar um estudo mais aprofundado das questões relacionadas ao saneamento básico na cidade, por meio de análises técnicas e participação popular.

Neste sentido, na última terça-feira (28), no auditório da Secretaria Municipal de Promoção Social, aconteceu a primeira a primeira audiência pública relacionada ao assunto.

Além dos líderes comunitários e demais representantes da sociedade civil, o evento foi prestigiado por agentes governamentais e demais autoridades municipais.

Durante o encontro houve a apresentação dos principais resultados apontados durante o diagnóstico prévio realizado há cerca de 02 meses e a discussão das perspectivas.

O PMSB contemplará as metas para os próximos 20 anos que assegurem água para abastecimento público, esgotamento sanitário, drenagem de água pluvial e lixo.

Há cerca de 02 meses, a equipe técnica realiza visitas monitoradas em localidades afins, tais como: Sabesp, Aterro Sanitário, novos e antigos empreendimentos de impacto ambiental, vistorias e caixas coletoras de esgoto espalhadas ela cidade etc.



Dentre as questões de maior urgência apontadas pelos munícipes em diagnóstico prévio e durante a audiência pública, constam: a coleta e destinação do lixo, os pontos de enchentes e o abastecimento de água e esgoto.

Vale lembrar que a participação da população também vai ajudar a construir o diagnóstico e as propostas para o Plano de Saneamento.

Segundo os organizadores, o próximo evento do gênero está previsto para 27 de março.

Participação Popular:

Independente da audiência realizada esta semana e dos demais encontros previstos, o cidadão itaquaquecetubense pode contribuir com a ação através do preenchimento dos questionários dispostos na página da prefeitura na internet, sendo: itaquaquecetuba.sp.gov.br.

As informações serão minuciosamente analisadas e contribuirão para a elaboração do referido planejamento que será futuramente apresentado ao governo federal como ferramenta para angariar recursos para a execução de obras fundamentais neste âmbito, visando o bem da coletividade.

Vale lembrar que o PMSB está previsto na Lei Federal nº. 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico das cidades.

Dados adicionais:

Fornecimento de água no município: 100%.

Esgoto coletado no município: 70%.

Esgoto tratado: cerca de 7%.

Fonte: Secom Itaquaquecetuba





Deixe seu comentário