Semei de Itaquá entrega sete vans para o transporte inclusivo

No dia 17, às 10h, houve na Secretaria Municipal de Educação de Itaquaquecetuba, Semei, Rua João Vagnotti, 40, centro, a entrega simbólica de sete vans adaptadas para o transporte dos alunos com deficiência ─ os veículos contam com espaço para três cadeiras de roda e quatro lugares para alunos com mobilidade reduzida ─ e uma convencional, com capacidade para 16 crianças. Todas as vans cumprem as normas de segurança.

O investimento da administração municipal foi de R$ 825.980,00. As vans serão utilizadas para o transporte de crianças com deficiência matriculadas no Sistema Municipal de Ensino nas seguintes Escolas Municipais: Dr. Aristides Jacob Álvares; Dr. José de Freitas Mendonça; Eng. Chiozo Kitakawa; Floro da Silva; Isabel Alves do Prado; Ítalo Adami; João Geraldo dos Santos; José Piacentini; Padre Sandro Evangelista Pereira; Profª Maria Emília de M. Nascimento; Profª Maria Eulália Nobre Borges; Profª Olívia Ap. da Silva Costa Guglielmo; Profª Roseli Aparecida Mendes; Profª Telma Arrivetti do Prado; Prof. Alceu Magalhães Coutinho; Prof. Aurelino Leal; Ver. Leolino dos Santos; Prof. Michel Alves de Souza; Prof. Paulo Nunes; Prof. Rui Alberto Pestana Henriques; Ver. Antonio Rodrigues Gallego; Ver. João Marques; Vice-Pref. Alfredo Gonçalves F. da Silva e Vila Zeferina.



Já são transportados pela Semei 145 alunos com deficiência, agora com as novas vans mais 46 crianças serão beneficiadas. A importância de veículos acessíveis para o transporte de alunos com deficiência envolve diversos aspectos, como o exercício efetivo – direito de ir e vir para a escola, além de promover autoestima, saúde e bem-estar, proporciona uma melhor postura e conforto. É uma forma mais cômoda e mais digna para o transporte de crianças que utilizam cadeira de roda. Para a secretária de Educação, professora Vera Garcia, a Educação não pode ser prioridade apenas no discurso, tem que ser implementada na prática.

A entrega destas vans vai proporcionar um ganho imensurável para os alunos do Sistema Municipal de Ensino e à comunidade local. Catorze monitores foram treinados para operar adequadamente os equipamentos e realizar os procedimentos normais para embarque e desembarque dos alunos nas vans. Participaram do evento: o diretor de serviços administrativo da Fatec-Itaquaquecetuba, Márcio Anderson Monteiro; o diretor geral da Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba, Acidi, Itamar de Souza; a professora de Braille, Alice Aparecida de Oliveira; a Terapeuta Ocupacional, Kaire Sutti Izidio; os secretários de: Educação, professora Vera Garcia; Políticas Públicas para as Mulheres, Doralice Maria da Silva Carvalho; Segurança Urbana, Maurício Augusto dos Santos; Cultura e Turismo, Jandir Jorge de Souto – representando o prefeito, Armando da Farmácia; entre outras autoridades.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba





Deixe seu comentário