Itaquaquecetuba realiza 5ª Passeata da luta contra a Tuberculose

Há poucos dias, a Prefeitura de Itaquaquecetuba realizou a “5ª Passeata da luta contra a Tuberculose”. Trata-se de uma marcha que tem por objetivo a conscientização da população sobre o que é, quais os sintomas, formas de tratamento e métodos preventivos da doença.

À exemplo das edições anteriores, o evento contou com a adesão de servidores municipais da área de saúde, pacientes e ex-pacientes de tuberculose da cidade, além de autoridades municipais e população em geral.

Em 2012, a Caminhada partiu da Avenida Vereador João Fernandes da Silva, Vila Virgínia (em frente ao Paço Municipal) e seguiu por ruas centrais da cidade.

Além da exibição de faixas e cartazes, o evento contou com a distribuição de material educativo/informativo. Durante o percurso, todos cantavam o “Melô da Tuberculose”, uma paródia da música “Ai se eu te Pego” (Michel Telo), cuja autoria é das servidoras da VE, Nilcéia Silva Reis (auxiliar de enfermagem) e Edilaine S. Xavier (farmacêutica).



A música está sendo avaliada pelo governo estadual e há grande probabilidade de que venha a ser escolhida como a canção oficial da campanha estadual em 2012.

O município de Itaquaquecetuba possui um eficaz e reconhecido programa preventivo e de combate à doença.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Heleno Antônio Pinto, no ano passado, dos 127 casos positivos da doença, apenas 02 pacientes desistiram do tratamento.

Para o prefeito Armando da Farmácia, o tratamento da Tuberculose é um direito de todo cidadão e a obrigação do executivo é fornecer os meios para a prevenção e o combate dessa doença. Por este motivo, o prefeito apóia a realização de toda e qualquer iniciativa que vise a mobilização das comunidades, aumentando a consciência dos cidadãos sobre o problema.

Fonte: Secom Itaquaquecetuba





1 resposta

  1. Leonardo 29 de novembro de 2012

Deixe seu comentário