Postos de vacinação aguardam cerca de 5 mil crianças em Itaquá

Durante a Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação de crianças menores de 5 anos, realizada pelo Governo Federal, que começará no sábado (dia 18), cerca de 5 mil crianças entre zero e 5 anos deverão ser atendidas nos postos do município, segundo a previsão da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Marinete Ventura. Até hoje, a Vigilância não tinha a informação de quantas doses seriam recebidas pelo município, mas segundo a coordenadora, as vacinas só chegariam na sexta (dia 17). “A expectativa é que os pais tragam seus filhos menores de 5 anos para atualizarem as carteiras. Acredito que a maioria que deve vir é de crianças menores de um ano que não têm a caderneta atualizada por causa da mudança no processo do calendário que começou em junho”, avalia Marinete.



As doenças que receberão cobertura durante essa primeira campanha de atualização da caderneta são sarampo, caxumba, rubéola, tétano, difteria, coqueluche, meningite, hepatite B, paralisia infantil (poliomielite), pneumonia e rotavírus. Na grande maioria delas, de acordo com a coordenadora, as vacinas são injetáveis, só sendo doses em gota da Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP), para crianças maiores de um ano, e ainda do rotavírus. “No caso da paralisia infantil, há também a Vacina Injetável contra a Poliomielite (VIP)”, afirma Marinete.

A Vigilância Epidemiológica informa que todos os 13 postos de vacinação que funcionam dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS) – veja endereço abaixo – estarão funcionando até o próximo dia 24 na atualização das cadernetas. Neste sábado, os postos vão funcionar das 8h às 17h, sendo que de segunda à sexta-feira, funcionarão das 7h às 17h. “Nossa orientação é para que os pais levem seus filhos até à UBS mais próxima de sua casa para tomar as vacinas que faltam. Lembrando também que, como estamos no inverno, os menores devem ser imunizados principalmente contra doenças como meningite, pneumonia e coqueluche”, solicita ela.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba





Deixe seu comentário